O Olhar Periférico Festival de Cinema é um festival de cinema que tem o objetivo de ampliar a difusão da produção de jovens e cineastas das periferias de todo o Brasil.
A cultura é um elemento chave e deve valorizar as iniciativas comunitárias periféricas, que representam a diversidade dos territórios, que criam oportunidades para indivíduos e coletivos artísticos.
De 2 a 5 de agosto de 2023 acontece o 2º Olhar Periférico Festival de Cinema que exibirá de forma presencial 27 curtas-metragens competitivos de diversos estados brasileiros, além de 4 longas-metragens premiados que retratam as periferias. O Festival acontece na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, em São Paulo. A entrada é franca.
Em diversos gêneros (documentário, ficção, animação) os 27 curtas-metragens do Olhar Periférico Festival de Cinema foram divididos em quatro mostras competitivas nas categorias: Mostra Olhar Feminino, Mostra Olhar Diversidade, Mostra Olhar Jovem e Mostra Todos os Olhares, com curtas-metragens dirigidos respectivamente por mulheres, LGBTQIA+, jovens de até 29 anos e adultos. Todos retratando as diferentes realidades da vida nas periferias do Brasil.
Foram 428 obras inscritas feitos por realizadores periféricos de todos os brasis, representando as mais de 6.329 comunidades do país.
O Olhar Periférico Festival de Cinema também contará com a Mostra Cult, com 4 longas-metragens convidados que faz um recorte das principais produções brasileiras das periferias nos últimos anos. O público poderá conferir: Bob Rum: A história de um Silva (documentário, com direção de Marcelo Gularte e roteiro dele e de Lenita Arêas); Bandeira de Retalhos (ficção, com direção, roteiro e música original de Sérgio Ricardo); Esse Amor que nos Consome (direção de Allan Ribeiro e Roteiro de Allan Ribeiro e Gatto Larsen) e Funk Brasil: 5 visões do Batidão (direção de Cavi Borges, Luciano Vidigal, Marcelo Gularte, Rodrigo Felha, Julio Pecly, Paulo Silva, Christian Caselli).
A cada edição do Olhar Periférico um grande nome da nossa cinematografia é homenageado. A segunda edição traz o diretor carioca Cavi Borges, considerado um dos principais produtores do cinema brasileiro independente contemporâneo. À frente da Cavideo, já realizou mais de 300 obras audiovisuais entre curtas, médias, longas, séries de tv, websérie, videoclipes e videoartes. Colecionando 178 prêmios em Festivais nacionais e internacionais.
Como já dizia os Racionais MC:
“Vocês estão entrando no mundo da informação
Autoconhecimento, denúncia e diversão
Esse é o Raio X do Brasil, seja bem vindo”
O OLHAR PERIFÉRICO é uma realização da Fly Cow Produções por meio Proac, Secretaria de Cultura, Economia e Industria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.